terça-feira, 21 de junho de 2011

Outdoor – Propaganda da UNIMED





A publicidade apresenta um discurso mercadológico, com fins comerciais, o produto é vendido de forma sutil. Os benefícios são colocados de forma a serem mais percebidos e valorizados. As escolhas lexicais “cobertura” “você” e “precisa” são destacados enquanto as informações sobre os serviços, apresentados à esquerda inferior da propaganda, são apresentadas de forma discreta.


O outdoor analisado apresenta uma propaganda comercial do plano de saúde UNIMED. Observamos a mensagem destacada no texto escrito “cobertura que você precisa”, demonstra que só o plano de saúde Unimed oferece. Os aspectos não ditos, como o fundo do papel que traz a imagem de uma parede de bloco remetendo ao público uma mensagem de amparo, alicerce ou a proteção que o plano diz oferecer, quesitos, estes, bastante relevantes durante a escolha de um plano de saúde. Podemos perceber a polifonia na combinação das escolhas lexicais, os símbolos da marca e outros elementos percebidos no texto imagético - palavra “cobertura”, a imagem da garota propaganda com uma aparência saudável e segurando um guarda-chuva de cor verde, simbolizando a esperança, a abundância e ao fundo o desenho de uma parede que nos permite não só a interpretação de um plano que oferece apoio e proteção, mas também a sensação de que você se sente seguro como na sua casa. O próprio símbolo da UNIMED nos lembra um telhado ou a forma de uma casa.


Através das leituras dos não ditos percebe-se a sutileza com que a marca vende o seu produto. Há uma inversão nos papéis na relação comercial entre vendedor e consumidor. “O consumidor é quem “precisa”, esta palavra aí empregada de forma estratégica, denota um sentido impositivo, materializado: “você precisa”, colocando a marca UNIMED como a opção mais inteligente. A ideologia dos clientes, conclui-se em que ele precisa de prevenção e segurança, características que só com o plano UNIMED, ele tem.






Autoria da análise: Kátia Saraiva, Olívia Abreu, Taís de Jesus