A campanha publicitária publicada pela empresa de Saneamento Básico da Bahia – EMBASA, juntamente com o governo da Bahia, apresenta um discurso de orientação social. A mensagem traz como cenário o local mais frequentado pelos jovens durante o verão: a praia, o que permitiu o esclarecimento de que esse desperdício aumenta ainda mais nesta época do ano.
Com uma ideologia política e mercadológica, o discurso não apresenta de forma explícita os interesses das instituições divulgadoras. Através dessas ações, o governo do Estado agrega prestígio, pois, adota uma postura em defesa de uma ação de sustentabilidade ambiental, a empresa EMBASA também trabalha a sua imagem diante da comunidade, defendendo uma postura social responsável, além de gerar lucros, já que a conscientização dos seus consumidores vai otimizar seus recursos.
O texto apresenta escolhas lexicais tiradas do contexto baiano “ó você errada”, cuja, expressão comumente empregada na região, denota proximidade ao interlocutor. A postura da garota propaganda – na praia de biquíni, distraída em uma conversa no celular, ignorando completamente o fato de o chuveiro está ligado – é colocada como uma postura não correta, descomprometida e irresponsável, típica de um consumidor não crítico.
O objeto provocador do desvio da atenção da personagem, embora não esteja atrelada ao mau uso da água, se encaixa de maneira funcional no discurso. A memória discursiva é imediatamente acionada, pois lembramos a associação negativa do uso do celular combinado com outras atividades como, por exemplo, na direção de um veículo que é constantemente reprimida ou o uso indevido no trabalho, também julgado incorreto. Os implícitos nesse discurso revelam que esses hábitos são mais praticados por jovens. Pois, está presente na ideologia do discurso, o comportamento descompromissado com as causas ambientais, tendo em vista que o jovem de hoje tem cada vez menos em contato com a natureza.
Autoria da análise: Kátia Saraiva, Olívia Abreu, Taís de Jesus